O XXII Congresso Técnico de Patologia Anatómica (APTAP)
20, 21 e 22 de Maio de 2022, Luso-Portugal
O evento é organizado pela Associação Portuguesa de Técnicos de Anatomia Patológica, uma associação sem fins lucrativos que representa técnicos superiores em anatomia patológica, citológica e tanatológica.
A patologia está no centro da medicina moderna, sendo transversal à maioria das especialidades médicas e, portanto, vital para o diagnóstico e gestão clínica dos pacientes. Está envolvido em cerca de 70% de todos os diagnósticos e desempenha também um papel importante na prevenção, tratamento e monitorização da doença.
A patologia é central na prevenção do cancro através de rastreio, diagnóstico, acompanhamento e tratamento, com os biomarcadores (imuno-histoquímicos e moleculares) a desempenharem um papel crucial na escolha de terapias específicas personalizadas, e é neste contexto que o tema deste congresso está inserido.
A APTAP esteve presente na Escola Superior de Saúde Egas Moniz, no âmbito do seminário das associações profissionais.
Entre as áreas de intervenção da profissão, deu a conhecer os direitos e deveres dos pacientes, como adaptar o nosso comportamento ao código deontológico da profissão e deu a conhecer o âmbito e aplicação da legislação aplicada ao exercício da profissão, bem como toda a sua estrutura orgânica.
Falou também sobre o papel do futuro "cientista biomédico" no sistema de saúde.