qPCR para Oncologia
PCR quantitativa (qPCR) também conhecida como PCR quantitativa em tempo real é amplamente utilizada para aplicações de diagnóstico.
qPCR é uma técnica baseada no princípio da PCR que é capaz de amplificar e detectar simultaneamente alterações na concentração de amplicon. O qPCR recolhe dados durante a amplificação PCR utilizando um sinal de fluorescência emitido por sondas específicas para a sequência amplificada ou corantes de ligação de ADN.
Em biologia médica, as aplicações do qPCR são muito numerosas e abrangem campos muito diversos, os mais importantes dos quais se encontram em microbiologia clínica, oncologia e no estudo da expressão genética.
A análise da expressão genética tem múltiplas aplicações em oncologia, particularmente em termos de diagnóstico, prognóstico e gestão terapêutica.
Células tumorais normalmente mostram a desregulação da expressão dos genes responsáveis por características neoplásicas tais como proliferação descontrolada, inibição da apoptose, invasão, angiogénese ou formação de metástases. A utilização de técnicas para quantificar o nível de transcrição dos genes alvo é, portanto, de grande interesse em oncologia.