Kits de deteção IHC - Dupla coloração

 

A imuno-histoquímica é uma técnica de histologia que tem por objetivo localizar uma determinada proteína num tecido. Existe também uma técnica derivada, a imunocitoquímica (ICC), que tem o mesmo princípio, mas cujo objetivo é localizar uma determinada proteína em células isoladas.
É importante escolher a combinação adequada de anticorpos e o sistema de deteção correto para obter os melhores resultados, dependendo da amostra e da proteína alvo.

A dupla coloração em imunohistoquímica (IHC) permite a deteção de 2 antigénios diferentes no mesmo tecido. Esta técnica pode ser utilizada para visualizar estes 2 antigénios e para analisar as suas interacções, as suas localizações e as suas funções. Além disso, a dupla coloração poupa tempo em comparação com duas colorações simples e também preserva amostras valiosas utilizando menos material, podendo a deteção ser efectuada na mesma secção de tecido.

O protocolo geral de dupla coloração em IHC baseia-se no método do polímero e utiliza dois complexos enzimáticos diferentes (principalmente HRP e fosfatase alcalina) para os dois antigénios estudados, de modo a obter sinais independentes.