Saúde celular

 
Os ensaios de saúde celular proporcionam uma forma simples de medir vários parâmetros de células vivas, mortas ou moribundas. Estão disponíveis kits para medir a viabilidade e a citotoxicidade celular, a morte celular dependente de ancoragem, a senescência celular, a proliferação celular e a hipoxia celular.
As medições da viabilidade celular e da citotoxicidade são amplamente utilizadas para estudar os efeitos de factores de crescimento e citocinas, inibidores e activadores, bem como sinais de resposta imunitária.
Muitos kits de ensaio de viabilidade e toxicidade (como os kits XTT, resazurina e BrdU) monitorizam a presença ou viabilidade de células vivas medindo a conversão metabólica ou a incorporação de um substrato em moléculas celulares.
Os kits de ensaio que medem células mortas ou moribundas baseiam-se geralmente na atividade de enzimas apoptóticas (por exemplo, caspase-3) ou na libertação intracelular de uma enzima ou molécula indicativa de morte celular (por exemplo, citocromo c, LDH).